GENIA BIOENERGY
Descarbonização do modelo energético
Rumo à transição energética
Chaves para descarbonizar o atual modelo energético
A comunidade internacional comprometeu-se a alcançar a neutralidade das emissões na maioria dos continentes entre 2050 e 2060 e, para tal, é necessário criar o ambiente regulamentar que permita avançar para uma descarbonização eficiente do modelo energético, algumas das chaves para atingir a descarbonização do modelo energético estão centradas em:
Determinar objectivos vinculativos e equitativos para todos os sectores em 2030 e 2050.
Aplicar um imposto aos sectores não sujeitos ao comércio de emissões, o que serviria também como um sinal económico para a redução das emissões e para angariar fundos para a I&D.
Promover a mobilidade sustentável. Desenvolver uma estratégia de infra-estruturas logísticas para descarbonizar o sector dos transportes pesados.
- Incentivar o investimento em sistemas que reduzam as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) e incentivar a utilização de gás natural no transporte marítimo através de subsídios.
- Planear a capacidade de produção de energias renováveis necessária a médio e longo prazo
Na Genia Bioenergy trabalhamos para tornar possível a descarbonização do modelo energético, no âmbito do desenvolvimento sustentável, utilizando os recursos naturais para melhorar a qualidade de vida e o ambiente.
Ajudamo-lo a descarbonizar o modelo energético atual e a utilizar os recursos naturais disponíveis
GENIA BIOENERGY
Biometano para descarbonizar a rede de gás
Um dos desafios de inovação e desenvolvimento a enfrentar no âmbito da transição energética e do modelo de economia circular é a produção de bioenergia sob a forma de gás renovável. Um gás renovável é aquele que é obtido a partir de fontes renováveis, como os resíduos orgânicos. Exemplos de gases renováveis são o biogás e o biometano.
Como é produzido o biometano?
- No sector da gestão de resíduos, a forma mais eficiente de obter biometano é através da depuração ou enriquecimento do biogás.
- O biogás é obtido a partir da degradação anaeróbia da matéria orgânica contida nos resíduos orgânicos da indústria agroalimentar.
- Para obter biometano a partir do biogás, o processo mais eficiente é o enriquecimento por depuração, conhecido como upgrading.
Para que é utilizado o biometano?
- Tal como o gás natural, o biometano é capaz de fornecer calor e eletricidade para praticamente todos os tipos de utilizações industriais. A principal utilização industrial do biometano é em instalações industriais que requerem a descarbonização da sua utilização térmica.
- Como pode ser utilizado nas mesmas instalações que o gás natural, o biometano pode ser utilizado para cozinhar, aquecer e aquecer a água. Por outras palavras, tem a capacidade de satisfazer as principais necessidades energéticas dos agregados familiares.
- Utilização do biometano na mobilidade sustentável como gás natural comprimido (bioCNG) e/ou gás natural liquefeito (bioLNG).
Contribuímos para criar um mundo mais verde e mais sustentável, ao mesmo tempo que obtém um benefício económico ao produzir energia para autoconsumo ou para comercialização.
O biometano é um gás versátil, renovável e fácil de utilizar como alternativa ao gás natural.
Em função do tipo de resíduos e da utilização do biometano, podemos determinar o tipo de instalação que melhor se adapta às necessidades da sua empresa
GENIA BIOENERGY
Quer saber quanta energia os seus resíduos podem produzir?
São três passos simples: selecionar, calcular e ver os resultados.